• Nenhuma categoria

Qual a idade ideal para uma criança começar os estudos de violão e guitarra?

Muitos pais me consultam sobre este assunto, então resolvi colocar aqui a minha experiência de muitos anos ministrando aulas de violão e guitarra para pessoas de todas as idades. Pode ser que outro professor tenha outros parâmetros, mas acredito que esta coluna pode dar uma direção aos srs. pais.

Abs,

Marcelo Turina

O ensino de violão “tradicional” aceita os 7 anos como uma idade em que a criança pode iniciar seus estudos. Isto estende-se á guitarra também.

A minha experiência como professor comprova isto, porém eu alerto aos pais que me procuram, que este estudo tem que ser totalmente despretencioso e desprovido de cobranças por resultados, principalmente da parte dos pais. Ou seja, deve ser encarado como uma recreação.

Por que?

1-Tocar um instrumento musical exige que trabalhemos várias funções do nosso cérebro e corpo. Precisamos ler a música que está escrita numa cífra, partitura ou tablatura, depois que o cérebro assimila as informações ele tem que transmiti-las para que as mãos desempenhem cada uma, uma função diferente, de forma rítmica, com pulsação, velocidade, e se a música for cantada, a boca tem trabalhar também. Tudo isso ao mesmo tempo.

2-Uma criança de 7 ou 8 anos de idade é recém alfabetizada. Seu nível de leitura, por melhor que seja, ainda é lento. Então para aprender a tocar um instrumento musical ela tem que se acostumar a ler símbolos totalmente novos, isto leva algum tempo. (Se as escolas de educação infantil preparassem as crianças para a leitura de partitura, o aprendizado futuro seria muito mais fácil, mas não é a nossa realidade…).

3-A questão física também influencia bastante na “lentidão” do desenvolvimento, porque a musculatura das mãos de uma criança de 7 ou 8 anos é muito  frágil e ainda está em desenvolvimento, então questões como coordenação motora para movimentação, precisão  e força para apertar as cordas, são  detalhes que têm que ser levados em consideração.

4-A metodologia e o professor serão fundamentais para o desenvolvimento da criança. O repertório e a forma como ele é aplicado, os estudos, etc. podem fazer a criança abraçar o instrumento para toda a vida, ou ter efeito contrário, fazendo com que ela desmotivada, incapaz de tocar e abandone a música para sempre.

Na minha opinião, a idade ideal para uma  criança iniciar os estudos de violão ou guitarra é aos 9 anos.

Por que?

A criança de 9 anos já tem um nível de leitura mais avançado, sua musculatura apesar de também estar em formação, já é mais forte o que facilita o desempenho do instrumento.

Quero terminar dizendo que em todas as idades é possível ter ótimos resultados.  Quanto mais motivada por pais e professores ela for, mais resultados ela apresentará, fortificando a sua autoconfiança.

Leia também as colunas:

Como comprar o primeiro violão

Como comprar a primeira guitarra

O estudo da música e o aumento  de Q.I.

A música e desenvolvimento da criança

Livro+CD

Livro Guitarra Rock

Guitarra Rock: Improvisação Técnica e Teoria
R$ 44,99

Livro + CD

Livro Guitarra Funk

Guitarra Funk
R$ 40,99