A música e o desenvolvimento cognitivo da criança

Inúmeras pesquisas, desenvolvidas em diferentes países e em diferentes épocas, particularmente nas décadas finais do século XX, confirmam que a influência da música no desenvolvimento da criança é incontestável. Algumas delas demonstraram que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros.

Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), e Gaser, da Universidade de Jena (Alemanha), revelaram que, ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor (apud SHARON, 2000). Segundo esses autores, tocar um instrumento exige muito da audição e da motricidade fina das pessoas. O que estes autores perceberam, e vem ao encontro de muitos outros estudos e experimentos, é que a prática musical faz com que o cérebro funcione “em rede”: o indivíduo, ao ler determinado sinal na partitura, necessita passar essa informação (visual) ao cérebro; este, por sua vez, transmitirá à mão o movimento necessário (tato); ao final disso, o ouvido acusará se o movimento feito foi o correto (audição). Além disso, os instrumentistas apresentam muito mais coordenação na mão não dominante do que pessoas comuns. Segundo Gaser, o efeito do treinamento musical no cérebro é semelhante ao da prática de um esporte nos músculos. Será por isso que Platão já afirmava, há tantos séculos, que a música é a ginástica da alma?

Outros estudos apontam também que, mesmo se o contato com a música for feito por apreciação, isto é, não tocando um instrumento, mas simplesmente ouvindo com atenção e propriedade (percebendo as nuances, entendendo a forma da composição), os estímulos cerebrais também são bastante intensos.

Ao mesmo tempo que a música possibilita essa diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações, isto é, a aprendizagem. Losavov, cientista búlgaro, desenvolveu uma pesquisa na qual observou grupos de crianças em situação de aprendizagem, e a um deles foi oferecida música clássica, em andamento lento, enquanto estavam tendo aulas. O resultado foi uma grande diferença, favorável ao grupo que ouviu música. A explicação do pesquisador é que ouvindo música clássica, lenta, a pessoa passa do nível alfa (alerta) para o nível beta (relaxados, mas atentos); baixando a ciclagem cerebral, aumentam as atividades dos neurônios e as sinapses tornam-se mais rápidas, facilitando a concentração e a aprendizagem (apud OSTRANDER e SCHOEDER, 1978).

Outra linha de estudos aponta a proximidade entre a música e o raciocínio lógico-matemático. Segundo Schaw, Irvine e Rauscher (apud CAVALCANTE, 2004) pesquisadores da Universidade de Wisconsin, alunos que receberam aulas de música apresentavam resultados de 15 a 41% superiores em testes de proporções e frações do que os de outras crianças. Em outra investigação, Schaw verificou que alunos de 2a. série que faziam aulas de piano duas vezes por semana, apresentaram desempenho superior em matemática aos alunos de 4 ª série que não estudavam música.

Enfim, o que se pode concluir a esse respeito é que efetivamente a prática de música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato.

Continua em:

A música e o  desenvolvimento afetivo

Autora

1 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Profª. Adjunta da Faculdade de Educação da UFG.

Fonte – NOGUEIRA, M. A. – A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003 on line (www.proec.ufg.br)

 
Aulas Particulares

Aulas Particulares de Violão e Guitarra

Bairros do Morumbi, Moema,
Cpo. Belo, V. N. Conceição, Indianópolis, Jd.Marajoara e região.
Aulas individuais ou em grupos.
Clique na imagem e saiba +!
/

Música para Eventos!

Coquetéis, almoços, jantares, shoppings centeres, aniversários e todos os tipos de eventos corporativos e sociais.
Repertório de alto nível!
Clique na imagem e saiba +!

Produção de Áudio

Jingles, Jingles Políticos, Spots, Trilhas para vídeos, programas e aplicativos de computadores, celulares, tablets, teatro, sites, games, espera telefônica e outras midias que necessitem som.
Emito nota fiscal.
Clique na imagem e saiba +!
 
 

Vídeo Aulas Grátis!

WebCurso Guitarra Solo
Este curso é o conjunto de 40 vídeo aulas totalmente gratuitas complementadas por uma apostila com 20 páginas + 8 músicas em MP3. Ele tem começo, meio e fim. Todas as explicações...
Clique na imagem e saiba +!

Vídeo Aulas Grátis!

WebCurso Violão para Adultos
Este curso é o conjunto de 60 video aulas, totalmente gratuitas, + apostilas e foi desenvolvido para você que sempre quis aprender a tocar violão, mas devido aos compromissos...
Clique na imagem e saiba +!

1a. Aula Grátis!

Agora você pode estudar um curso regular,
um assunto específico ou somente
aprender uma música que você goste muito.
Clique na imagem e saiba +!
 

Superdicas

textos valiosos....
* Como escolher um bom professor particular ou uma boa escola de música?
* Como administrar sua Banda (Série com 12 Capítulos)
*A idade ideal para uma criança iniciar os estudos de violão ou guitarra
*Como escolher o ”primeiro violão”
*Como escolher a “primeira guitarra”
*Como escolher o primeiro amplificador de guitarra

Ouça Músicas para Violão e Guitarra de Marcelo Turina

Livro+CD

Livro Guitarra Rock

Guitarra Rock: Improvisação Técnica e Teoria
R$ 44,99

Livro + CD

Livro Guitarra Funk

Guitarra Funk
R$ 40,99