A música e o desenvolvimento da criança

A Música e o desenvolvimento da criança

Profa. Monique Andries Nogueira (1)

Resumo: Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança. A seguir, são apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Como conclusão, busca-se encaminhar sugestões aos pais e adultos envolvidos com a educação de crianças, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com a linguagem musical.

Palavras-chave: música; criança; desenvolvimento infantil.

A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.

Entretanto, a forma pela qual a música, como linguagem, acontece no seio dos diferentes grupos sociais é bastante diversificada. A música que é vivenciada em uma cerimônia do Quarup, no Parque do Xingu, por exemplo, tem um caráter bastante diverso da música que colocamos no CD player do nosso carro; o mantra entoado em um templo budista, por sua vez, não apresenta a mesma função de um canto de lavadeiras do Rio São Francisco. Apesar dessas diferentes funções, em todas essas situações e em muitas outras, a música acompanha os seres humanos em praticamente todos os momentos de sua trajetória neste planeta. E, particularmente nos tempos atuais, deve ser vista como uma das mais importantes formas de comunicação: segundo o pedagogo Snyders (1992), nunca uma geração viveu tão intensamente a música como as atuais.

É exatamente para falarmos de uma das facetas dessa intensa relação que trata o texto. Será abordada, particularmente, a relação que se dá entre a música, entendida como prática e vivência, e o desenvolvimento da criança.

Inicialmente é preciso esclarecer nosso conceito de desenvolvimento. Desenvolvimento, segundo o dicionário Houaiss, é um termo que apresenta muitas acepções. Escolhemos algumas delas: “aumento de qualidades morais, psicológicas, intelectuais etc”, “crescimento, progresso, adiantamento” (HOUAISS, 2002, p. 989). No entanto, há uma tendência, em nossa civilização, de se concentrar a idéia de desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivos, isto é, no que diz respeito ao aprendizado intelectual. É uma tendência natural em uma civilização tão competitiva e tecnicista. Em função disso, muito se tem falado a respeito do papel da música na melhoria do rendimento acadêmico de estudantes.

Nossa opção, contudo, vai pela contramão desta tendência. Entendemos que o processo de crescimento de uma criança está muito além apenas de seus aspectos físicos ou intelectuais; esse processo envolve outras questões, certamente tão complexas quanto às da maturação biológica. Dessa forma, optamos por trabalhar a idéia de desenvolvimento infantil a partir de uma abordagem mais ampla, abarcando também seus aspectos de amadurecimento afetivo e social, sem deixar de lado, obviamente, o aspecto cognitivo.

É importante fazer uma ressalva que toda criança está imersa em um caldo cultural, que é formado não só pela sua família, mas também por todo o grupo social no qual ela cresce.  Nesse sentido, a forma como a música influencia o desenvolvimento de uma criança carajá, por exemplo, é muito diferente da forma como isso se dá com uma criança branca; da mesma forma, uma criança de classe média alta, que freqüenta ambientes nos quais a música é praticada de forma intensa, apresenta características bem diversas de uma criança que se vê vítima da exploração do trabalho infantil.

Obviamente nosso foco não será o de uma criança especial, de algum grupo social específico. Nossas observações levarão em consideração as pesquisas feitas na área que, na sua grande maioria tiverem como sujeitos crianças ocidentais, escolarizadas, de inteligência dita normal. Ainda que não concordemos com a idéia de um modelo de criança universal, entendemos que estas pesquisas, guardadas as devidas proporções, podem nos elucidar em muitos aspectos.

Nesse sentido, entendemos que as reflexões a serem apresentadas neste artigo, a partir de um referencial específico, podem nos auxiliar a compreendermos melhor a relação criança-música-desenvolvimento, ressaltando que as particularidades de cada grupo social merecem ser investigadas com afinco, em outros momentos, por outros autores.

Esta coluna continua em

A música e o desenvolvimento cognitivo da criança

Autora

1 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Profª. Adjunta da Faculdade de Educação da UFG.

Fonte – NOGUEIRA, M. A. – A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003 on line (www.proec.ufg.br)

 
Aulas Particulares

Aulas Particulares de Violão e Guitarra

Bairros do Morumbi, Moema,
Cpo. Belo, V. N. Conceição, Indianópolis, Jd.Marajoara e região.
Aulas individuais ou em grupos.
Clique na imagem e saiba +!
/

Música para Eventos!

Coquetéis, almoços, jantares, shoppings centeres, aniversários e todos os tipos de eventos corporativos e sociais.
Repertório de alto nível!
Clique na imagem e saiba +!

Produção de Áudio

Jingles, Jingles Políticos, Spots, Trilhas para vídeos, programas e aplicativos de computadores, celulares, tablets, teatro, sites, games, espera telefônica e outras midias que necessitem som.
Emito nota fiscal.
Clique na imagem e saiba +!
 
 

Vídeo Aulas Grátis!

WebCurso Guitarra Solo
Este curso é o conjunto de 40 vídeo aulas totalmente gratuitas complementadas por uma apostila com 20 páginas + 8 músicas em MP3. Ele tem começo, meio e fim. Todas as explicações...
Clique na imagem e saiba +!

Vídeo Aulas Grátis!

WebCurso Violão para Adultos
Este curso é o conjunto de 60 video aulas, totalmente gratuitas, + apostilas e foi desenvolvido para você que sempre quis aprender a tocar violão, mas devido aos compromissos...
Clique na imagem e saiba +!

1a. Aula Grátis!

Agora você pode estudar um curso regular,
um assunto específico ou somente
aprender uma música que você goste muito.
Clique na imagem e saiba +!
 

Superdicas

textos valiosos....
* Como escolher um bom professor particular ou uma boa escola de música?
* Como administrar sua Banda (Série com 12 Capítulos)
*A idade ideal para uma criança iniciar os estudos de violão ou guitarra
*Como escolher o ”primeiro violão”
*Como escolher a “primeira guitarra”
*Como escolher o primeiro amplificador de guitarra

Ouça Músicas para Violão e Guitarra de Marcelo Turina

Livro+CD

Livro Guitarra Rock

Guitarra Rock: Improvisação Técnica e Teoria
R$ 44,99

Livro + CD

Livro Guitarra Funk

Guitarra Funk
R$ 40,99